Publicidade




Mestrado do IESB debate Direitos Sociais nas Américas


“O papel da Corte Interamericana na promoção de Direitos Sociais nas Américas” foi tema da Aula Magna do Mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Centro Universitário IESB. O evento foi realizado nesta quarta-feira (6/4/2022), com a presença do juiz Rodrigo Mudrovitsch, magistrado da Corte Interamericana de Direitos Humanos; Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF; Dr. Douglas Alencar, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e professor do IESB; e a professora Eda Machado, mantenedora da instituição.

Localizada na Costa Rica, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é uma das entidades de proteção e promoção dos direitos humanos nas Américas. Em suma, possibilita às vítimas o alcance à justiça internacional, como medida de reparação moral, administrando e aplicando medidas para que haja a efetivação dos direitos humanos fundamentais. Tem função contenciosa, dentro da qual se encontra a resolução de casos e mecanismo de supervisão de sentenças; papel consultivo; e função de emitir medidas provisórias. Nos últimos anos, a Corte ampliou sua atuação.

“Criar mecanismos para diminuir o tempo entre um caso e o seu julgamento é fundamental. E a Corte tem dado exemplo neste quesito ao dialogar com o futuro e propor mecanismos institucionais para medidas de não repetição”, afirmou Mudrovitsch, durante encontro com os estudantes, no auditório do campus IESB Asa Norte.